Equipamentos E2PIG - EQUIPAMENTO PARA RECUPERAÇÃO DE PRODUTO

Equipamento projetado para remover o produto remanescente ou mesmo água acumulada nas tubulações no início e final do processo de produção. Funciona pelo princípio de envio e/ou retorno de um projétil (PIG) através de água ou gás, enviando o produto até uma enchedora ou tanque de destino, reduzindo sua perda a praticamente zero. Após a limpeza CIP, pode-se eliminar a água residual, evitando a diluição do produto na tubulação.

O projétil pode passar por curvas mais acentuadas como 90°(1,5xØ).

O equipamento pode ser fechado, fazendo o envio e o retorno do projétil sem a necessidade de abertura da tubulação, reduzindo ou mesmo eliminando as chances de contaminação, além de ser totalmente compatível com processos CIP.

O PIG pode ser utilizado tanto para produtos de baixa quanto de alta viscosidade.

O projétil PIG pode vir dotado internamente de um magneto que permite sua localização ao longo da tubulação e nas estações de lançamento e recebimento. Pode ser desenvolvido para aplicações especiais de acordo com a necessidade dos clientes.

Vantagens do equipamento

  • Modelo compacto e econômico para a recuperação de produto final remanescente nas tubulações e habilitado para limpeza CIP;
  • Elimina água residual após a limpeza CIP;
  • Com o processo de retorno do projétil, podemos retirar água do último enxágue do CIP eliminando a fase de mistura inicial na partida da linha;
  • Controle e registro do envio e retorno do PIG em cada término de produção ou CIP (opcional Controle manual ou através de PLC e IHM/Supervisório, incluindo operações automáticas das principais funções).